Translate

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A casa

É possível construir uma casa, sozinho?
Tenho dúvidas e inúmeras,
agora que a casa está despencando
sobre a minha cabeça, passam
muitas lembranças evasivas;
É verdade;
Mas que talvez
esteja nelas a resposta..

Fiquei eu perdido na construção,
que por muitas vezes balançava,
mas por estar crente que estava a construir,
não me ocorreu à percepção,
de que ela estava ensaiando, desabar.
Não de uma maneira repentina,
como parece-me agora.

Titubeou, sacudiu, balançou!
Dispersivamente me vem à lembrança
das fundações na época que se levantou a casa,
tenho a impressão que não estivera sozinho?
Solitariamente se sonha,
mas não se constrói casas,
muito menos escava fundações.

Entretanto tenho a sensação,
de que o teto não está em seu lugar devido,
não é possível levantar uma casa sozinho,
por mais ranzinza, frio, prepotente e arrogante,
que seja o peão,
ele não levanta vigas.
Sem alicerce e vigas da onde surgiu está casa?
É possível salva-lá?
Talvez seja.
Mas não se constrói uma casa sozinho?
Não! Mil vezes não!

Lembro dessa casa em pé
era bela, acolhedora, me afagava nas crises,
transbordava dela um aroma que fortificava o amor,
profundamente belo,
não tenho dúvidas.
É verdade que não era uma casa completa (perfeita),
mas alguém já viu uma casa completa?

A perfeição é divina,
por isso a buscamos.
Entretanto a casa de tantas felicidades
ameaça à desabar,
sobre nossas cabeças,
sim eu disse nossas,
não estou sozinho.
Não é possível construir uma casa sozinho.
Disto eu tenho certeza absoluta.
Ainda mais uma casa de tantas alegrias

A casa ainda ameaça a desabar
e da mesma forma que ela não foi levantada solitariamente,
avaliar suas condições e tomar uma decisão:
- Restaurar?
- Reconstruir?
- Ou a deixar desabar?
Também não pode ser feito solitariamente!

2 comentários:

Anônimo disse...

O jeito é morar de aluguel...

Thais disse...

rsrsrsrsrs, concordo com a Elânia! Acho que dá menos dor de cabeça....rrrsrsrsrs!!!!